Na tarde de ontem (14), a Câmara Municipal de Salvador aprovou o Projeto de Indicação Nº 409/21, de autoria do vereador Téo Senna (PSDB), que indica ao prefeito Bruno Reis (DEM) a criação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Como membro da Comissão de Esporte e Lazer da Casa Legislativa, ex-jogador profissional e professor de Educação Física, o edil comemorou a aprovação.
“Fico muito contente que esta Casa tenha reconhecido a importância desse projeto e aprovado por unanimidade, uma vez que a criação de uma secretaria própria garante mais autonomia para o esporte. Em tempos de Olimpíadas e Paralimpíadas, no caso de Salvador, todos os avanços conquistados nos últimos oito anos ampliam a necessidade de atentarmos para a consolidação e expansão desse legado, como a reforma e construção de quadras e campos, aumento do ciclismo com diversas pistas, a Maratona Salvador, a arena aquática e ginásios de esportes, equipamentos estes que permitem a inclusão social dos mais vulneráveis e também a formação de grandes atletas”, destacou.
O projeto sendo aceito pelo Executivo municipal, essa pasta será desmembrada da atual Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). “O desmembramento da pasta da atual Sempre tem o poder de gerar desempenhos ainda melhores em suas respectivas áreas, vez que cada uma estará focada em setores específicos”, explicou Téo Senna.
O vereador também destaca o papel fundamental do esporte, que é um dos itens da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com vistas à erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global.
Foto: Antônio Queirós