Seis emendas apresentadas pelo vereador Téo Senna (PSDB) foram acatadas ao Plano Municipal de Saúde para a Infância e a Adolescência (PMSIA) 2022-2030, aprovado ontem (15) pela Câmara Municipal de Salvador.
O plano engloba um conjunto de políticas de saúde voltadas para a infância e a adolescência que serão desenvolvidas pela Prefeitura de Salvador nos próximos nove anos.
A primeira emenda trata o esporte como questão de saúde e sugere a implementação e o fomento de atividade esportiva e física na política pública de saúde de crianças e adolescentes soteropolitanas. A segunda adição ao plano prevê políticas contra o bullyng, através de programas de prevenção e assistência, visando à proteção dos jovens com relação à violência psicológica e física nas escolas.
A terceira emenda engloba a inclusão de crianças e adolescentes em situação de acolhimento e de adolescentes que praticaram ato infracional em programa de incentivo e aproximação social para a prática de esportes olímpicos e paraolímpicos.
Implantar programa de saúde nutricional aliada à prática esportiva foi a quarta emenda apresentada pelo vereador, que também sugeriu aumentar o tempo de educação física e da prática de esportes para os alunos do Ensino Fundamental em tempo Integral, além da implantação no currículo escolar de um programa de inclusão de prática de esportes para crianças e adolescentes com deficiência, respeitadas as devidas limitações.
“Essas foram as seis emendas que apresentei e que foram acatadas pelos meus pares ontem. São medidas de grande importância para assegurar a crianças e adolescentes um futuro com mais esporte, inclusão, respeito e saúde”, defendeu Téo Senna.