Guarda Civil Municipal comemora 15 anos com sessão especial

Home Notícias Guarda Civil Municipal comemora 15 anos com sessão especial

Uma sessão especial foi realizada na noite de ontem (12), para celebrar os 15 anos da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), completados no dia 11 de julho. De autoria do vereador Téo Senna (PSDB), a solenidade foi realizada no Plenário Cosme de Farias e contou com a presença da vice-prefeita da capital, Ana Paula Matos.

Em sua fala, Téo Senna destacou o orgulho de ter feito parte da criação da GCM, quando da aprovação do projeto na Casa Legislativa soteropolitana, em 2007, e relacionou as ações que levaram à Guarda à evolução de hoje.

“E aqui quero compartilhar a minha experiência como vereador para a existência desta respeitada instituição, implantada em 11 de julho de 2008. Com a vivência de cinco mandatos como vereador desta Casa, tenho a honra de dizer que participei da criação da Guarda Civil Municipal, em 2007, na gestão do prefeito João Henrique. No decorrer desses 15 anos, a GCM recebeu diversos investimentos, assim como foi criado, recentemente, o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento, o regimento próprio e o plano de carreira e vencimentos”, ressaltou.

A vice-prefeita Ana Paula Matos, por sua vez, relatou as suas experiências com a guarda nas diversas pastas pelas quais passou na Prefeitura Municipal.

“É uma emoção enorme estar aqui não só como vice-prefeita e cidadã, mas também como secretária, diretora e colega que passou por inúmeras pastas e, nos momentos mais difíceis, pude contar com a guarda municipal, como na eleição do Conselho Tutelar e quando a gente fez as visitas do Programa Primeiro Passo. Se eu falar da saúde, vocês estão presentes o tempo inteiro. Na pandemia, não existiria auxílio emergência, não existiria distribuição de comida, não existiria acolhimento das pessoas em situação de rua se não existisse a guarda civil municipal. Se a gente pensar em outras passagens, como na educação, cuja pasta fui diretora geral, vocês também estavam lá. Não tem uma Prefeitura-Bairro que funcione sem vocês. A presença da guarda é uma presença que nos dá segurança. É uma instituição que tem peso, que tem valor. Vocês são referência, vocês têm história”, enalteceu.

Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador, relembrou do contexto em que entrou na instituição, com o desafio de estabilizar as ações da instituição para que ela fosse reconhecida por todos e satisfatória para seus servidores.

“Entrei em 2016 na guarda municipal e, naquele momento, a notícia era de que a guarda estava instável, que vivia uma crise de um evento bem traumático que ocorreu na Praça Cairu, cuja postura não era a que se esperava da guarda. Então neste contexto, entrei com o chamamento do prefeito ACM Neto, que tinha o desejo de que a guarda se desenvolvesse. Então ele me pediu que eu voltasse para dentro da guarda, que conhecesse a instituição, verificasse todos os pleitos que não vinham sendo atendidos, que formasse um diagnóstico e o aproximasse dela. Isso foi feito, entendi quais eram as dificuldades e os principais pleitos, e fomos trabalhando para que as ações se concretizassem. Passados esses sete anos, consigo olhar para trás e ver o desenvolvimento da guarda. É notório o quanto vocês cresceram e se estabeleceram e são reconhecidos pela sociedade e por todas as instituições. São vocês na rua que propagam a essencialidade da guarda civil municipal, passando a ser lembrados com grandes serviços prestados”, destacou Lima.

Falando como representante da tropa, o inspetor da GCM, Marcelo Silva, falou da relação de união e lealdade que os guardas estabelecem entre si, seja na parte operacional, nas viaturas ou mesmo nas ruas. “É com muita felicidade que falo do ‘ser guarda municipal’. E aqui quero parabenizar a todos por tudo o que vocês são, por serem essenciais”, felicitou.

Mesa – Além do vereador Téo Senna, fizeram parte da mesa o vereador Alberto Braga; a tenente Schindler, representando o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel Vinícius; o tenente-coronel Gabriel Neto, assistente militar da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), representando o secretário Marcelo Werner; o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador, Maurício Lima; e Marcelo Silva, inspetor geral da guarda. A solenidade contou com apresentação da Banda de Música da própria GCM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *