Biografia

Home Biografia
[insignia_section_heading subtitle=”Téo Senna” c_margin_bottom=”0px” add_icon=”” heading_tag=”h2″ font_weight=”default” subtitle_letter_spacing=”letter-spacing-2″ sub_font_weight=”font-weight-600″ subtitle_color=”#34c9b6″ title=”We try to serve best service”]

Há mais de 20 anos trabalhando por Salvador

[/insignia_section_heading]

Theófilo Virgílio de Senna, mais conhecido como Téo Senna, é natural de Nazaré das Farinhas, município do recôncavo baiano. Ele nasceu em 14 de julho de 1958 e é formado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Eleito em novembro de 2020 para a 19ª Legislatura (2021-2024) pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Téo está no seu quinto mandato como vereador de Salvador. Na disputa, obteve 6.751 votos.

Na Câmara Municipal, Téo Senna é 3º Secretário da Mesa Diretora (biênio 2021-2022) e membro das Comissões de Educação, Esporte e Lazer e de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor.

Professor, Téo também foi jogador de futebol profissional, atuando em equipes baianas como Leônico, Bahia e Esporte Clube Vitória. Depois que parou de jogar bola profissionalmente, Téo Senna passou a dar aulas de educação física. A sua ligação com o esporte o levou a ocupar o cargo de diretor de Esportes da Secretaria de Promoção Social, Esportes e Combate à Pobreza no primeiro mandato do prefeito ACM Neto (2013-2016).

Na política, Téo seguiu os passos do tio, o ex-prefeito Virgildásio Senna, e do pai, Virdálio de Senna, ex-vereador em Nazaré das Farinhas. A decisão de entrar na vida pública foi tomada ao perceber que o mandato poderia ser instrumento de valorização e promoção do esporte.

Como desportista e professor de educação física, está convencido de que não existe cidadania sem cultura e lazer e que o esporte, assim como a educação, funciona como ferramenta de inclusão social. O vereador se dedica a ações e projetos que eduquem por meio do esporte, com o intuito de permitir que estudantes e crianças tenham a oportunidade de praticar atividades socializantes.

O vereador acredita que a Câmara Municipal de Salvador deve ser um poder independente e autônomo para trabalhar sempre em prol do município, legislando e fiscalizando, e que a Casa deve auxiliar o Executivo mediante indicações, apontando as necessidades básicas da comunidade.

Entre as ações do vereador, destaca-se o projeto de indicação que cria a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que visa dar mais autonomia para o esporte e a destinação de recursos para contratar profissionais de educação física, bem como ampliar e fortalecer as atividades esportivas, sobretudo nos bairros mais populares. O vereador também tem tentado viabilizar a reativação do Conselho Municipal do Esporte, que tem como objetivo definir políticas públicas para o esporte em Salvador, integrando e unindo a sociedade civil ao poder público na formulação dessas ações.

Téo também elege como prioridade a luta por melhorias na área da saúde, como a qualidade dos serviços e do atendimento ambulatorial ofertada, bem como a valorização de uma política de prevenção, bem como a defesa de crianças e adolescentes, além de outras áreas que requerem representatividade e melhorias por parte do poder público.

Dentre os projetos de sua autoria, destacam-se o que institui um programa de incentivo fiscal, oferecendo desconto no IPTU para os condomínios e edifícios que praticarem a coleta de lixo seletiva e fizerem parte da reciclagem; a criação de um programa de assistência aos ex-atletas da capital que sofrem com alguns tipos de doença; a criação do programa de incentivo à doação de leite materno “Alimente Vidas, Doe Leite Materno”, entre outros.

Em um ano atípico como o de 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o edil destaca o projeto de lei de sua autoria que institui a elaboração de um plano de regularização das empresas autuadas neste período e a suspensão dos vencimentos dos tributos municipais por seis meses, bem como o reconhecimento da prática de atividade física, ministrada por profissionais de educação física, como essencial, além de incluir esses profissionais na lista prioritária de vacinação contra a Covid-19.