Câmara condecora o desembargador Baltazar Miranda Saraiva com Medalha Irmã Dulce

Home Notícias Câmara condecora o desembargador Baltazar Miranda Saraiva com Medalha Irmã Dulce

Prestigiada por diversas personalidades baianas dos Poderes Legislativo e Judiciário, das Forças Armadas e da Polícia Militar, foi realizada na noite de ontem (15), uma sessão solene para condecorar o desembargador Baltazar Miranda Saraiva com a Medalha Irmã Dulce, concedida pela Câmara de Vereadores a personalidades que se destacam por contribuições para o desenvolvimento social, cultural e humanitário de Salvador.

Para o vereador, a escolha do desembargador Baltazar Miranda reflete a importância do trabalho que ele realiza e do seu comprometimento com os valores sociais que norteiam a sociedade. Em sua fala, Senna fez questão de destacar a trajetória do homenageado e sua dedicação na promoção da justiça e na defesa dos direitos humanos.

“Com uma simples descrição do currículo do desembargador Baltazar Miranda é muito nítido que durante toda a sua vida nunca deixou de considerar o exercício da sua função como prioridade. Trata-se de um trabalho silencioso, mas que garante a todos nós a sensação de garantia da justiça social. Sua atuação exemplar como desembargador o torna digno deste reconhecimento, que celebra não apenas suas conquistas profissionais, mas também seu compromisso com o bem-estar da comunidade soteropolitana”, frisou o vereador.

Ao receber a medalha de sua esposa e filhas, Baltazar Miranda disse sentir-se abençoado por Santa Dulce dos Pobres, ao que agradeceu a honraria. “Esse momento é muito gratificante para mim, realmente é uma honra enorme estar aqui. O meu eterno agradecimento a todos que vieram para trazer alegria a esse piauiense que chegou na Bahia em 1977. Uma honra ter esse reconhecimento da Câmara de Vereadores, e posso dizer que ter a Medalha de Santa Dulce é a honraria mais importante da minha vida”, disse o desembargador.

História – Nascido em Bertolínia (Piauí), o desembargador iniciou a carreira como juiz de direito na comarca da Itiúba, em 1986, tendo passado pelas comarcas de Paripiranga, Irecê, Alagoinhas, Porto Seguro e Salvador. Foi designado desembargador substituto para diversas câmaras cíveis do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e promovido a desembargador em caráter definitivo pelo critério de antiguidade, sendo designado para a Câmara Especial do Extremo Oeste Baiano do TJ-BA, quando foi eleito presidente pelos seus pares.

O desembargador passou pela Terceira Câmara Cível, em Salvador, pela Seção Cível de Direito Público, Terceira Câmara Cível e Quinta Câmara Cível, onde também foi presidente. Em 2020, foi eleito membro substituto do TRE-BA na classe dos desembargadores. Neste mesmo ano, foi eleito presidente da Seção Cível de Direito Público, órgão fracionário do TJ-BA.

Baltazar Miranda Saraiva foi eleito, pela unanimidade do Pleno do TJBA, membro titular da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção de Direitos Humanos (CIDIS/TJBA), e suplente da Comissão Permanente de Memória do TJBA.

Mesa – Na sessão solene, fizeram parte da mesa o desembargador Abelardo Matta Neto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA); o 1° vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador João Bosco Seixas; a procuradora-geral de Justiça adjunta, Norma Angélica Cavalcanti; o coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA); o tenente-coronel Anderson Teixeira, da Aeronáutica; o comandante Sílvio, da Marinha do Brasil; a major Michele Oliveira, do Exército; além de Joaci Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Também se fez presente o vereador Mauricio Trindade (PP). A solenidade contou com a apresentação musical de Cristiane Cardoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *