Foi com o Plenário Comes de Farias lotado de amigos do esporte, da educação física, de gestores municipais e familiares que Edmilson Machado da Silva, mais conhecido como Pombinho, foi condecorado com o Título de Cidadão da Cidade do Salvador. A sessão solene de autoria do vereador Téo Senna (PSDB) foi realizada na noite de segunda-feira (11), e contou com a participação do grupo de capoeira Camugerê e a apresentação de dois atletas da Academia Sandro Cross Boxe.
Em seu discurso, Senna falou da história de amizade com o homenageado, desde a época em que jogaram bola profissionalmente, passando pelos estudos em Educação Física, quando foram colegas na faculdade, até a parceria de trabalho na Prefeitura de Salvador, onde, atualmente, Pombinho é gerente de Esportes.
“Nesta noite, passa um filme em minha cabeça ao recordar de quando nos conhecemos. Eu era menino, passei do dente de leite e juvenil quando encontrei Pombinho, já no profissional, em 1978, no Esporte Clube Bahia. Podemos dizer que realizamos um grande sonho juntos: fomos heptacampeões baiano no tricolor baiano. Convivemos ao longo dos anos jogando bola no profissional, depois que paramos de jogar fomos colegas de faculdade, no curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador, de 1978 a 1981. De lá para cá, sempre estivemos juntos. Quando assumi a Diretoria de Esportes no primeiro mandato do prefeito ACM Neto, de 2013 a 2016, Pombinho esteve ao meu lado, coordenando projetos que elevaram o nível dos esportes em nossa capital”, relembrou Senna.
Entre as ações desenvolvidas sob a coordenação de Pombinho em Salvador, o vereador destacou a construção e requalificação de centenas de campos e quadras; a construção de campos de grama sintética; os Jogos Estudantis Municipais; a Copa Salvador de Futebol Amador; a Copa dos Servidores Municipais; a retomada da Copa Dente de Leite; o Projeto de Educação Esportiva e Recreativa nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação; os projeto Ruas de Lazer e Nossa Praia; a criação do projeto Natação Popular nos bairros da Ribeira e da Barra; a implantação da ginástica laboral nas secretarias municipais; o projeto de ginástica rítmica nas escolas municipais; o Conselho Municipal de Esportes; assim como o Fundo Municipal de Esportes e o curso de futebol para associações, ligas e federações em parceria com a Federação Alemã de Futebol, dentre outros feitos que seguem contribuindo para que Salvador também seja a cidade dos esportes.
Em sua fala, Pombinho agradeceu ao amigo Téo Senna pela homenagem e a todos os presentes, mencionando familiares, amigos de Belém do Pará, de Alagoinhas, de Feira de Santana, gestores da Prefeitura, professores e colegas da educação física que prestigiaram a solenidade. “Meu amigo e irmão Téo Senna me dá esse presente logo após o meu aniversário, que foi ontem. Eu fico muito feliz por ver as pessoas de Salvador me abraçando, pessoas de todos os bairros aqui presentes. Então realmente estou sendo agraciado como filho dessa cidade. Só quem recebe uma homenagem dessas sabe o que se passa nesse momento. Ficamos sem palavras para expressar os sentimentos, pois a emoção é muito grande. Muito obrigado!”, agradeceu.
*História* – Natural de Feira de Santana, Pombinho nasceu no dia 10 de setembro de 1951. É filho de Carlita Machado e João Abade da Silva e esposo de Izolina Silva, com quem teve dois filhos, Andréa Juliana Silva e Edmilson Machado Filho. É avô de Matheus Santana, João Lucas e Luís Felipe Machado. Pombinho conquistou o país com seu futebol e carisma. Iniciou a carreira no Fluminense de Feira, logo se destacou no clube baiano e foi chamado para compor o elenco do Botafogo, do Rio de Janeiro, onde jogou ao lado de Jairzinho, Garrincha, Marinho e outros grandes jogadores. Depois de construir uma carreira de sucesso de 1965 a 1980, em clubes como Botafogo, Paysandu, América-RJ, Galícia e Bahia, atualmente o ex-lateral atua como Gerente de Esportes da Prefeitura de Salvador. É pós-graduado em Ciência do Treinamento Desportivo e possui inúmeras qualificações e certificações, sempre tendo sua vida lastreada no esporte.
*Mesa* – Além de Téo Senna e Pombinho, compuseram a mesa o secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães; o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Aliomar Brito; o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13/BA), Rogério Moura; o ex-deputado Heraldo Rocha e o ex-atleta e atual presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Bahia (Sindap/Ba), Osni Lopes.
Entre os gestores da Prefeitura de Salvador, marcaram presença o diretor-geral de Esportes, Felipe Lucas; o subsecretário da Reparação, Jairo Carvalho; o diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães; o chefe de cerimonial, Humberto Viana; o diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães; o diretor-geral de gestão do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), João Resch Leal; entre outros.
*Foto:* Valdemiro Lopes (Ascom/CMS)