Os 18 anos do Instituto dos Operadores do Direito Desportivo do Estado da Bahia (Ioddeb) foram comemorados na noite desta segunda-feira (17), com uma sessão especial realizada pelo vereador Téo Senna (PSDB). A solenidade ocorreu no Plenário Cosme de Farias, Paço da Câmara Municipal de Salvador.
Em seu discurso, o edil destacou a atuação do Ioddeb desde a sua fundação, em 5 de abril de 2005. “A maioridade chegou para o Instituto e pudemos reconhecer esse momento importante para a instituição, bem como seus feitos e seu histórico na mediação de políticas públicas nas áreas educacional, cultural, esportiva, desportiva, de lazer, meio ambiente e de empreendedorismo”, destacou Senna.
Na ocasião, o vereador lembrou do 2º Fórum de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Entretenimento, Empreendedorismo e Meio Ambiente, realizado pelo instituto em maio do ano passado, no Centro de Cultura da Câmara Municipal, com o seu apoio.
Ao lembrar de personalidades que contribuíram para a instituição, como o falecido Edvaldo Boaventura, o presidente e fundador da instituição, Odilon Góes, agradeceu a Téo Senna por mais uma vez abraçar as pautas do Ioddeb e falou da sua gratidão a todos que contribuem para o seu crescimento e desenvolvimento. “Muita coisa se passou até aqui. Foram muitas dificuldades, porque não é fácil criar uma instituição, sobretudo quando cobramos do estado, seja a nível municipal, estadual e de União, o cumprimento do dever das políticas públicas. Mas hoje é um dia de comemoração, por tudo o que conquistamos até aqui”, disse Góes.
Ao fim do seu discurso, Téo Senna parabenizou os integrantes da instituição. “A todos que fazem parte do Ioddeb, em nome do seu presidente Odilon Góes, os meus parabéns por manterem essa instituição de pé, forte e com o propósito de contribuir para o direito desportivo em nosso estado”, destacou.
*Mesa*
Além do vereador Téo Senna e de Odilon Góes, a mesa solene foi composta por Luís Eduardo Reis, Procurador do município de São Gonçalo dos Campos; Edmilson Machado (Pombinho), professor de Educação Física e gestor de Esportes da Prefeitura de Salvador; José Augusto Maciel, Cônsul do Sri Lanka; Jovani Aguiar; vice-presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB); além de Wilton Brandão, representante do superintendente dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
Participaram da solenidade membros do Ioddeb, bem como Isabel Cristina Almeida, corregedora adjunta da Defensoria Pública da Bahia, e o chefe de gabinete do vereador Silvio Humberto (PSB).
*História*
A história do Ioddeb começou com seu idealizador Odilon Góes e outros colegas de duplas profissões, acreditando na relação interpessoal e institucional entre os profissionais da Educação Física e do Direito, bem como com desportistas e entidades administradoras do desporto, como associações, ligas e federações.
Este encontro começou através de um curso de extensão de Direito Desportivo, promovido pela OAB-Bahia, através da Escola Superior de Advocacia (ESA), de 2002 a 2004, resultando na criação do instituto como trabalho de conclusão do curso.
De lá para cá, cabe ao Ioddeb difundir, preservar e promover o aprofundamento do estudo do Direito desportivo, na sua vertente prática e teórica, em Salvador e no estado da Bahia como um todo.