O vereador Téo Senna (PSDB) apresentou hoje (9), na Câmara Municipal de Salvador, uma moção de aplausos e congratulações pelos 130 anos do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), comemorados em 13 de maio. Admirador do trabalho desenvolvido pelo instituto, Senna destacou a importância da instituição para o estado.
“Falar do IGHB é o mesmo que falar da importância desta instituição para a nossa sociedade, seja na promoção de estudos, seja para o desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de geografia, história e ciências afins, seja para a defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro. O IGHB é o guardião do Pavilhão 2 de Julho, localizado no Largo da Lapinha, onde estão o caboclo e a cabocla, os dois principais símbolos do 2 de julho, a maior festa cívica do nosso estado”, destacou Senna.
IGHB – O instituto é considerado a entidade cultural mais antiga do estado. Em 1918, assumiu a organização do cortejo do 2 de julho e construiu o atual Pavilhão 2 de Julho. Atualmente, tem como presidente Joaci Fonseca de Góes, advogado, jornalista, empresário e ex-deputado federal constituinte.
O IGHB possui o maior acervo cartográfico do estado, tem na sua biblioteca, batizada com o nome de Ruy Barbosa, e no seu arquivo histórico Theodoro Sampaio milhares de títulos e imagens disponíveis a pesquisadores e interessados, além de realizar diversas atividades culturais.
Para reconhecer e valorizar a instituição, na Câmara Municipal de Salvador, Téo Senna realizou, em setembro de 2023, uma sessão especial para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia e os 100 anos da sede do IGHB.